Oba!!! Chegamos à metade!!!
Esse quarteto de letras tá cheio de termos e palavras que usamos pra caramba no mundo publicitário, seja como agência, seja como veículo. Divirta-se!
LETRA M
MAILING - Abreviação de mailing list. (Ver Mailing List)
MAILING LIST - Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver Marketing Direto e Prospect)
MALA DIRETA - 1. Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou portadores. (Ver Marketing Direto e Mídia)
MANCHA - Ilustração em rough, feita para dar uma ideia inicial de como ficará a peça gráfica quando finalizada. (Ver Rough)
MAPA DE PROGRAMAÇÃO - Quadro utilizado no planejamento e execução de mídia para mostrar visualmente quais as inserções que serão feitas. (Ver Inserção e Programação)
MARCA - 1. Símbolo gráfico identificador de uma empresa, produto ou serviço. 2. Convenção utilizada para definir um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação comercial e origem. (Ver Brand e Logomarca)
MARKETING - 1. Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing.
MARKETING DIRETO - Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospects (tanto pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING MIX - O conjunto das atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do produto/serviço); e Preço (política de preço).
MATERIAL - Em mídia, as peças publicitárias em sua forma física (fotolitos, fitas com comerciais, etc.) que são encaminhadas aos veículos.
MEIO - Abreviatura de meio de comunicação. (Ver Meio de Comunicação)
MEIO DE COMUNICAÇÃO - Os meios pelos quais a comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc. (Ver Mídia)
MEIO-TOM - Graduação do preto. As partes cinzas nas peças em preto-e-branco.
MERCADO - Segmento de pessoas, empresas ou área geográfica onde estão os consumidores e prospects de uma empresa ou marca. (Ver Mercado-alvo e Mercado-teste)
MERCADO-ALVO - Mercado objetivado pela empresa ou marca. (Ver Mercado)
MERCADO-TESTE - Mercado escolhido pela empresa ou marca para fazer testes - de todos ou qualquer dos elementos do marketing mix - antes do lançamento definitivo de um produto ou serviço.
MERCHANDISING - Ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.) para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente (ou mesmo em substituição à propaganda, em alguns casos).
MÍDIA - 1. Forma adaptada de média, que significa meio de comunicação, em latim e inglês. 2. Termo utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em particular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de
propaganda. 5. Profissional especializado nas técnicas de mídia. (Ver Meio de Comunicação e as definições de Mídia a seguir)
MÍDIA BÁSICA - Em um plano de mídia, o meio de comunicação (ou veículo) utilizado como base da comunicação a ser feita. (Ver Mídia de Apoio)
MÍDIA DE APOIO - Em um plano de mídia, os meios de comunicação (ou veículos) utilizados como complemento e apoio à mídia básica. (Ver Mídia Básica)
MÍDIA ELETRÔNICA - Os meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão e até certos tipos de luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não ser necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do mercado. (Ver Mídia e Mídia Impressa)
MÍDIA IMPRESSA - Os meios de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso. (Ver Mídia e Mídia Eletrônica)
MÍDIA MIX - Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia. (Ver Mídia e Multimídia)
MIOLO - Parte interna de um jornal, revista ou folheto.
MÓDULO - Em um plano de mídia, conjunto de meios, veículos, formatos e posições com características semelhantes, que possam ser repetidos, combinados ou comparados com outros módulos nas tarefas de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e Simulação)
MONTAGEM - Ação de organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e sequências dos filmes. (Ver Copião e Moviola)
MOVIOLA - Máquina na qual são organizadas, selecionadas, emendadas e avaliadas as cenas e sequências dos filmes, formando inicialmente o copião e, depois, a montagem final. (Ver Copião e Montagem)
MULTIMÍDIA - 1. Mensagem que utiliza mais de uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou vídeo interativo (que une videoteipe, disc laser e computador). 2. Sinônimo de mídia mix. (Ver Mídia Mix)
LETRA N
NEGRITO - Letra mais grossa que o normal, usada para fazer destaque no texto ou como recurso gráfico. (Ver Bold, Itálico e Redondo)
NET - Sigla utilizada para definir um comercial exibido em rede nacional de televisão, geralmente com transmissão via satélite.
NETWORK - Rede nacional de televisão.
NEWSLETTER - Peça gráfica, na forma de uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como veículo de comunicação publicitária e de relações públicas.
NEWSMATTE - Recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo. Ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo gravada em estúdio. É uma evolução do chroma-key. (Ver Back Projection e Chroma-key)
NTSC - Padrão norte-americano de televisão em cores. (Ver PAL e SECAM)
LETRA O
OFF - Abreviação de locução em off. (Ver Locução em Off)
OFF-SET - Técnica de impressão que utiliza máquinas planas, nas quais o papel entra em folhas e é impresso pela passagem de um cilindro (no que está gravada a mensagem) sobre ele.
ORIGINAL - Em produção, arte-final ou cromo encaminhada - junto como o paste-up - para se fazer os fotolitos e rotofilmes. (Ver Arte-final, Cromo, Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
OTIMIZAÇÃO - Técnica empregada para selecionar as melhores alternativas de um plano de mídia, através do processo de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e Simulação)
OUTDOOR - 1. Tipo de cartaz publicitário de grandes proporções, de tamanho padronizado. 2. Meio de comunicação publicitária.
OVERLAY - Folha de papel transparente (geralmente vegetal) sobreposta ao paste-up ou arte-final contendo informações de produção e elementos gráficos que devem ser mesclados no fotolito ou rotofilme. (Ver Arte-final, Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
LETRA P
P.I. - Abreviação de Pedido de Inserção, que corresponde à autorização emitida pela agência ou anunciante para os veículos. (Ver Autorização)
PACK-SHOT - Expressão em inglês que significa a cena em que é feito um close do produto ou da marca que está sendo promovida no comercial. O packshot entra geralmente no final do comercial (ou um pouco antes), acompanhado de letreiro e/ou locução off com o tema/slogan da campanha ou marca. (Ver Locução Off)
PÁGINA - Unidade básica de anúncio no caso das revistas.
PÁGINA DUPLA - Duas páginas de anúncio.
PAICA - Forma adaptada do inglês pica, medida bastante utilizada em artes gráficas.
PAINEL - Tipo de cartaz, pintado diretamente sobre o muro, madeira, metal ou outro suporte. (Ver Pôster)
PAL - Padrão alemão de televisão em cores, adaptado para uso em diversos países. No Brasil, por exemplo, utiliza-se o Pal-M. (Ver NTSC e SECAM)
PAN - Abreviação de panorâmica. (Ver Panorâmica)
PANORÂMICA - Movimento da câmera (da esquerda para a direita ou vice-versa) que mostra uma tomada geral de um objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Travelling e Zoom)
PANTONE - Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
PASTE-UP - Montagem de qualquer peça gráfica, com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais sobre um cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto com o eventual cromo. Atualmente, com o desenvolvimento dos computadores gráficos, esse trabalho vem sendo gradativamente eliminado. (Ver Arte-final, Bromuro, Composição, Cromo, Fotolito, Rotofilme, DTP, DTR e DTPrint)
PB - Abreviação de preto-e-branco. (Ver Preto-e-branco)
PENETRAÇÃO - Em mídia, termo utilizado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região geográfica.
PESQUISA - Técnica para se conhecer as motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores e prospects. Pode ser regular (quando realizada de forma sistemática), adhoc (quando realizada de forma específica para um cliente), quantitativa e qualitativa. (Ver AdHoc, Prospect e demais definições de pesquisa a seguir)
PESQUISA DE COMUNICAÇÃO - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à comunicação de marketing, como percepção da marca, índice de recall, compreensão da mensagem, etc. (Ver demais definições de pesquisa e Recall)
PESQUISA DE MERCADO - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes, etc. (Ver demais definições de pesquisa e Prospect)
PESQUISA DE MÍDIA - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à mídia, como índices e perfil de audiência, hábitos de consumo de veículos e programas, relacionamento com os veículos, etc. (Ver demais definições de pesquisa)
PESQUISA QUALITATIVA - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão, como percepção de imagem, atitudes diante de marcas e veículos, motivações, etc. (Ver demais definições de pesquisa)
PESQUISA QUANTITATIVA - Tipo de pesquisa realizada para mensurar segmentos do mercado e as informações qualitativas pré-existentes ou levantadas pela pesquisa qualitativa. (Ver demais definições de pesquisa)
PLANEJAMENTO - 1. Tarefa de realizar planos (de marketing, comunicação, mídia, etc.). 2. Sinônimo de plano. 3. Área ou departamento das agências e demais empresas. (Ver Briefing)
PLUS - Extra, em inglês. Termo utilizado em Promoção para definir aquela coisa a mais que será oferecida ao consumidor (como um desconto, que é um valor menor em dinheiro, mas também é um plus).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO - Estratégia básica de comunicação de uma empresa ou marca. Regras (polices) que devem ser seguidas no trabalho de planejamento, criação, produção e mídia de todas as ferramentas de comunicação.
POLÍTICA DE PROPAGANDA - Estratégia básica de propaganda de uma empresa ou marca, que deve estar em consonância com a política de comunicação (quando esta existe). Regras (polices) que devem ser seguidas no trabalho publicitário de planejamento, criação, produção e mídia. (Ver Política de Comunicação)
PONTO-DE-VENDA - Local onde as vendas são efetivamente realizadas, como supermercados, lojas, pontos-de-dose (bares, restaurantes, etc.), centros de serviços e muitos outros. (Ver PV)
PORTA-FÓLIO - Versão brasileira (pouco usada) de portfólio.
PORTFÓLIO - Ver Porta-Fólio. 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.
POSIÇÃO - Localização de uma mensagem publicitária dentro do veículo como o anúncio em uma revista, jornal ou outro veículo impresso; o comercial na seqüência da programação de uma emissora de rádio ou televisão, etc.
POSICIONAMENTO - Técnica de marketing e comunicação que determina em que posição a marca deve ser colocada no mercado. Ou seja, com que qualidade, com que preço, para quais segmentos do mercado (prioritários e secundários), qual a imagem a ser construída, etc. É uma decisão básica do anunciante e uma informação muito importante para o briefing e o planejamento. (Ver Briefing e Planejamento)
PÔSTER - Tipo de cartaz publicitário, geralmente impresso. (Ver Cartaz)
PÓS-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa/quantitativa realizada após a veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber o nível de eficiência da mensagem (grau de atingimento dos objetivos). (Ver definição de Pesquisa, anteriormente, e Pré-teste e Day After Call)
POTENCIAL DO MERCADO - Mensuração das possibilidades de venda de um determinado produto/serviço em um segmento de mercado ou região.
PREÇO BRUTO - Em mídia, preço cobrado pelo veículo aos clientes, que é o da sua tabela menos os descontos obtidos nas negociações. (Ver Preço Líquido)
PREÇO LÍQUIDO - Em mídia, o preço cobrado pelo veículo das agências, que é o preço bruto menos sua comissão. (Ver Comissão e Preço Bruto)
PREMIUM - 1. Produto/serviço de qualidade e preço superiores. 2. Palavra inglesa para designar brinde, bastante utilizada na área de promoção. É a materialização do plus, aquele objeto ou serviço que é dado ao consumidor que cumpra determinada condição da promoção. (Ver Plus)
PRESS KIT - Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
PRESS-RELEASE - Texto com informações para a imprensa. (Ver Release)
PRÉ-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa realizada antes da produção ou veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber qual as perspectivas da mensagem (nível de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target percebe seu conteúdo e approach criativo. (Ver definições de Pesquisa e de Pós-teste, anteriormente, Animatic e Approach)
PRETO-E-BRANCO - Peça publicitária que utiliza apenas a cor preta e seus matrizes de cinza. (Ver Black and White e Meio Tom)
PRODUÇÃO - 1. Tarefa de dar forma física às mensagens publicitárias imaginadas pela criação. 2. Área da agência responsável pela produção e pelo relacionamento com as produtoras e os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV)
PRODUÇÃO GRÁFICA - 1. Tarefa de dar forma física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela criação. 2. Área da agência encarregada da produção e do relacionamento com os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV)
PRODUTOR - 1. Profissional que trabalha na área de produção da agência. 2. Nas produtoras de som e de comerciais, profissionais especializados nas diversas tarefas que viabilizam a produção.
PROGRAMAÇÃO - 1. Conjunto dos programas de uma emissora de rádio ou televisão, incluindo sua estratégia de transmissão. 2. Conjunto de veiculações programadas em um meio ou veículo. (Ver Mídia)
PROGRAMAÇÃO VISUAL - Ver Identidade Visual.
PROJETO ESPECIAL - Formato de mensagem ou tipo de programação de mídia fora do habitual proposta pelos veículos para anunciantes determinados ou desenvolvidos pelas agências para atender a necessidades específicas de seus clientes. (Ver Formato, Mídia e Programação)
PROMOÇÃO - Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing que tem a função de motivar consumidores e prospects.
PROOF - Prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica (workstation DTP) da agência. (Ver DTP, Prova e Workstation)
PROPAGANDISTA - Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias). (Ver Publicitário)
PROSPECT - Pessoa não-consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor, se devidamente motivado. Também chamado Cliente Potencial.
PROSPECTO - Ver Folheto.
PROVA - 1. Em artes gráficas, a impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a impressão. 2. Esboço de spot ou jingle, para aprovação de uma ideia criativa, letra e música e para servir de guia para a produção. (Ver Escala, Fotolito, Jingle e Spot)
PUBLICITÁRIO - Qualquer profissional que trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo, fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver Propagandista)
PÚBLICO-ALVO - Tradução de target. Grupo de consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outra ação de comunicação ou marketing. (Ver Target e as demais definições de Público, a seguir)
PÚBLICO EXTERNO - Grupo de pessoas de fora da empresa com as quais ela tem que se relacionar (como consumidores, prospects, governo, imprensa, formadores de opinião, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO - Grupo de pessoas de fora da empresa (como distribuidores, varejistas, imprensa, formadores de opinião, etc.) que se relacionam com o consumidor final de seus produtos e serviços. (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERNO - Grupo de pessoas de dentro da empresa (como funcionários, vendedores, gerentes, acionistas, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO MULTIPLICADOR - Grupo de pessoas de fora da empresa (como a imprensa, formadores de opinião, etc.) que exercem influência sobre as demais pessoas. (Ver demais definições de Público)
PV - Abreviação de ponto de venda. (Ver Ponto de venda)
PUBLIEDITORIAL - Expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia