Este blog é um espaço para falarmos de publicidade, marketing, business em geral e, claro, de nossos cliente
Publicionário: O dicionário pra quem quer entender um pouco mais do Mercado Publicitário
Vamos em frente com nosso "PUBLICIONÁRIO".
Hoje dobramos a meta que era a metade da meta que não tinha....e talvez amanhã façamos o triplo da meta de depois de amanhã.... Deu pra entender???
Letra E
EDIÇÃO - Tarefa de editar as cenas gravadas (em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e colocando-as na seqüência adequada. Esse trabalho (que corresponde à montagem do cinema) geralmente é feito em duas etapas, a primeira para ter uma primeira edição (equivalente ao copião do filme) e a segunda para fazer a edição final do comercial. (Ver Copião e Montagem)
EDITOR - Em produção, profissional que faz a edição ou aparelho de videoteipe que realiza esse trabalho. (Ver Edição)
EDITORA - Empresa que edita revistas ou jornais.
EFEITO ESPECIAL - Em produção, qualquer efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação), fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização) capaz de gerar uma imagem especialmente modificada da realidade, dramatizando a intenção de comunicação desejada. (Ver Filmagem, Finalização e Gravação)
EFEITO RESIDUAL - Aquilo que fica gravado como lembrança/percepção nas pessoas de uma peça ou campanha de propaganda (Ver Recall)
ENCAIXE - 1. Em mídia, disponibilidade de tempo ou espaço em um veículo. 2. Em direção de arte, espaço aberto em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. 3. Em artes gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em uma matriz (fotolito, rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma janela com anúncio ou comercial. (Ver Cromo, Fotolito, Janela e Rotofilme)
ENCALHE - Diferença entre a circulação e a tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e distribuidores às editoras. (Ver Circulação e Tiragem)
ENCARTE - Peça publicitária gráfica encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou não. Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo consumidor ou para atingir segmentos geográficos e de mercado.
ENTRELINHA - Em artes gráficas, espaço entre as linhas de um título ou texto
ESCALA DE CORES - Em artes gráficas, as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final.
ESPAÇO - Em mídia, todo e qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema) publicitário. (Ver Tempo)
ESPACEJAMENTO - Em artes gráficas, espaço entre as letras de um título ou texto.
ESPELHADO - Em mídia, designa anúncio em uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma mensagem publicitária).
ESPELHO - Esquema da diagramação de uma publicação (Ver Diagramação)
ESTANDE - Pequena construção ou balcão armado em feiras ou locais públicos para servir de base a promotores e divulgadores de uma empresa ou marca, receber clientes e prospects, expor mercadorias e amostras, material publicitário ou promocional.
EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a tarefa de executar a mídia, emitindo as autorizações e enviando os materiais. 2. Na criação, a tarefa de dar forma física às mensagens. (Ver Autorização e Produção)
EXECUTIVO DE CONTA - Profissional da área de atendimento de agência. (Ver Atendimento)
EXIBIÇÃO - Veiculação da mensagem publicitária pelo veículo.
EXPOSIÇÃO - Sinônimo de cobertura alcançada por um meio, veículo, campanha ou peça publicitária. (Ver Cobertura, Meio e Veículo)
EXTERNA - Em produção, a filmagem ou gravação (em videoteipe) de cenas fora de estúdio, ao ar livre. (Ver Filmagem, Gravação e Locação)
Letra F
FACA - Em artes gráficas, instrumento de metal montado em madeira que serve para recortar impressos em formatos especiais.
FAIXA - Menagem publicitária impressa em faixas de pano ou plástico, colocadas nas ruas, fachadas de prédios ou em seu interior.
FAIXA DE GÔNDOLA - Tipo de faixa específica para gôndolas de supermercados. (Ver Gôndola)
FAMÍLIA - 1. Em marketing, termo utilizado para definir um grupo de produtos semelhantes, com funções complementares ou parecidas, tamanhos diferentes, etc. 2. Em artes gráficas, termo utilizado para definir um conjunto de tipos com as mesmas características. (Ver Tipo)
FECHAMENTO - Prazo limite para aceitação de anúncios e comerciais pelos veículos.
FEE - 1. Importância paga por uma tarefa ou período pelo cliente à agência, produtora ou empresa especializada pela prestação de seus serviços. 2. Importância paga por qualquer empresa a um profissional, por tarefa ou período.
FEEDBACK - Em comunicação, todo e qualquer retorno do target à comunicação feita pela empresa, seja através de pesquisa, de um mecanismo de resposta (cupom, telefone, etc.) ou de forma espontânea. (Ver Target)
FICHA TÉCNICA - Relação dos profissionais responsáveis pela criação/produção de qualquer peça ou campanha publicitária.
FIDELIDADE - Nível de preferência do consumidor a uma determinada marca ou veículo de comunicação.
FIDELIZAÇÃO - Neologismo criado pelos profissionais de marketing para definir programas e esforços no sentido de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores a determinada marca ou empresa.
FILMAGEM - Ação de filmar uma cena para a produção de comercial para televisão ou cinema. (Ver Gravação)
FINALIZAÇÃO - Em produção, as tarefas de conclusão de um comercial, como a edição, sonorização, realização de efeitos especiais e copiagem. (Ver Edição e Efeitos Especiais)
FOLDER - 1. Folheto publicitário constituído de uma única folha, com uma ou mais dobras. 2. Anúncio de revista com uma ou mais dobras. (Ver Folheto)
FOLHETO - Peça publicitária gráfica com uma ou mais folhas.
FOLLOW UP - Seqüência, em inglês. Ação de acompanhar a execução de um plano de comunicação ou de mídia ou a produção de qualquer peça publicitária.
FONOGRAMA - Peça publicitária sonora, para veiculação em rádio, televisão ou cinema. (Ver Jingle, Spot e Trilha Sonora)
FONTE - Em artes gráficas, o nome e o formato de uma família de tipos. (Ver Tipo)
FORMATO - Dimensões e forma de um anúncio ou peça gráfica, tempo e tipo de um comercial de rádio, TV ou cinema.
FOTOCOMPOSIÇÃO - Composição feita por processo fotográfico. (Ver Composição)
FOTOGRAVURA - Em artes gráficas, matriz em metal ou plástico de uma fotografia ou ilustração. Técnica em desuso, pois foi substituída pelo fotolito ou rotofilme. (Ver Fotolito e Rotofilme)
FOTOLITO - 1. Filme de artes gráficas, que serve como matriz de impressão off-set e sobre o qual são reproduzidos textos, fotos e ilustrações originalmente em papel ou cromo. 2. Empresa que executa serviços de fotolito. (Ver Cromo, Off-set e Rotofilme)
FOTOLITOGRAFIA - A arte e técnica de fazer fotolitos.
FOTOTRAÇO - Reprodução fotográfica de textos e imagens em alto-contraste, sem tonalidades cinzas. (Ver Alto-contraste)
FREE-LANCE - 1. Trabalho realizado de forma temporária, sem vínculos empregatícios. 2. Ato de fazer trabalho free lancer. 3. Profissional que trabalha no regime de free lancer.
FREQÜÊNCIA - Quantidade de vezes que uma pessoa é atingida por uma mensagem publicitária em um certo período de tempo.
FREQÜÊNCIA MÉDIA - Quantidade média de vezes que a audiência total de uma campanha ou programação foi atingida por suas mensagens. Este valor é obtido pela divisão do número de audiência bruta pela audiência líquida. (Ver Audiência Bruta, Audiência Líquida, Freqüência e GRP)
FUSÃO - Ação de fundir duas ou mais imagens em uma, seja em fotografias estáticas, cinematográficas (filmes) ou videográficas (videoteipe).
Letra G
GIMMICK - Truque ou efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção.
GÔNDOLA - Prateleira de supermercado, na qual estão expostas as mercadorias para o consumidor fazer sua seleção. (Ver Faixa e Ponta de Gôndola)
GOODWILL - Boa-vontade, em inglês. Geração de boa vontade para com empresas e marcas através da propaganda, RP e eventos promocionais.
GRAVAÇÃO - 1. Ação de gravar uma cena em videoteipe para produção de comercial para televisão ou cinema. A filmagem feita em VT. 2. Ação de gravar locução, música ou canto para comerciais, jingles, spots e trilhas. (Ver Filmagem, Jingle, Spot e Trilha)
GRIFO - O mesmo que itálico. (Ver Itálico)
GRP - Abreviação de Gross Rating Point. 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou programação. 2. Unidade de audiência (1 GRP equivale a 1% de audiência). O mesmo que audiência bruta. (Ver Audiência Bruta e Programação)
Letra H
HEAVY USER - Consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto.
HARD SELL - Venda pesada, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas. (Ver Soft)
HD - Abreviação corrente de High Definition - Alta Definição. (Ver LD)
HELIOGRÁFICA - Tipo de cópia feita do fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em preto-e-branco.
HONORÁRIOS - 1. Remuneração da agência por qualquer de seus serviços ao cliente, com exceção da veiculação, paga através da comissão concedida pelos veículos. 2. Remuneração do profissional free lancer ou contratado. (Ver Free lancer e Comissão)
HOUSE AGENCY - Agência da casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante, que trabalha para seu proprietário e, eventualmente, para outros clientes.
HOUSE ORGAN - Qualquer publicação periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários, consumidores, varejistas ou mercado em geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário