BACK GROUND - Ver BG.
BACK PROJECTION - Técnica de cinema que consiste em projetar por trás de uma cena outra imagem já existente. O exemplo mais comum é colocar uma pessoa falando em um estúdio com
imagens de uma paisagem correndo por trás. (Ver C-hroma Key e Newsmatte).
BANDA MAGNÉTICA - Espaço nos filmes cinematográficos (à margem das imagens) no qual é gravada a trilha sonora. (Ver Trilha Sonora).
BANDA SONORA - O Mesmo que Banda Magnética.
BENDAY - Aplicação de retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma
tonalidade cinza (nos casos das peças em preto-e-branco) ou colorida. Também pode ser usada sobre
letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). Pode ser lisa ou com desenhos.
Pode ser aplicada em percentagens de 5 a 95%.
BG - 1. Música que fica ao fundo de uma locução falada em um comercial de rádio. 2. Locução feita
por baixo da cena que se vê no comercial, ou seja, sem que a pessoa que fala apareça.
BLACK AND WHITE - (B&W) Preto-e-branco, em inglês.
BLOW UP - Técnica fotográfica, que consiste em ampliar o detalhe de uma fotografia, destacando-o.
BOLD - Grosso ou espesso, em inglês. Termo utilizado para definir uma letra mais grossa que o
normal. (Ver Negrito)
BONIFICAÇÃO - Ver BV.
BOTTOM - Medalhão, geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BRAINSTORMING - Tempestade cerebral, em inglês. Técnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
BRAND - Marca, em inglês. (Ver Marca)
BRANDING - conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca.
BREAK - Intervalo comercial, no rádio e na televisão.
BRIEFING - Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los. Base do processo de
planejamento. (Ver Planejamento)
BRIFAR - Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
BROADSIDE - Folheto especialmente dirigido aos públicos internos (vendedores, funcionários) e
intermediários (distribuidores, varejistas) de uma empresa, geralmente explicando como será uma
campanha de propaganda e/ou promoção.
BROMURO - Cópia fotográfica em preto-e-branco de cromo ampliado para ser colada no paste-up e
indicar a ampliação necessária e os cortes corretos a serem feitos no fotolito ou roto filme. (Ver
Fotolito, Paste-up e Roto filme)
BUDGET - Orçamento, em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma
determinada campanha ou período de tempo, incluindo produção e mídia.
BV - Sigla de Bonificação de Volume, uma Bonificação extra dada pelos veículos (e também por
produtoras e fornecedores) às agências que conseguem encaminhar a eles elevados volumes de
mídia ou trabalhos de diversos de seus clientes.