Animado para conhecer mais termos da publicidade , segundo nosso Publicionário diário? Então aí vão mais 04 letras para sua coleção!
LETRA I
IBOPE - 1. Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o maior instituto de pesquisa no Brasil. 2. Sinônimo de sucesso e aceitação popular.
IDENTIDADE VISUAL - Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc.
ILUSTRAÇÃO - 1. Qualquer desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça publicitária. 2. Técnica específica de desenho para uso em propaganda, promoção, etc.
IMAGEM CORPORATIVA - Conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da empresa, como tamanho, objetivos, postura diante do mercado, produtos fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços, volume de produção e de faturamento, rentabilidade,
contemporaneidade, etc.
IMAGEM DE MARCA - O mesmo que imagem corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles.
IMPACTO - 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas. (Ver Atingimento)
INCENTIVO - Ferramenta de comunicação utilizada para motivar o público interno (empregados) e intermediário (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) a cumprir determinados objetivos
definidos pela empresa.
INDETERMINADO - Espaço publicitário não-determinado (o veículo pode publicar o anúncio ou veicular o comercial no local por achar mais conveniente). (Ver Determinado)
INFORMAÇÃO PUBLICITÁRIA - Mensagem publicitária (na mídia impressa, rádio ou TV) sem as características habituais de um anúncio ou comercial, geralmente imitando o estilo editorial do veículo em que está sendo veiculada. (O mesmo que Informe Publicitário ou Publieditorial)
INFORME PUBLICITÁRIO - O mesmo que informação publicitária. (Ver Informação Publicitária)
INSERÇÃO - 1. Anúncio ou comercial veiculado. 2. Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.
INSERT - 1. O mesmo que encarte. 2. Ato de inserir alguma mensagem curta durante um programa de rádio ou TV (como uma frase, um letreiro, uma logomarca, etc.). (Ver Encarte)
INSTITUCIONAL - 1. Relativo à instituição (empresa, associação ou entidade pública ou privada). 2. Tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos para a imagem corporativa e de marca. (Ver Imagem Corporativa e Imagem de Marca)
INSTITUTO - Em pesquisa, empresa especializada na realização de pesquisas.
ITÁLICO - Forma de escrita intermediária entre o impresso normal (em pé ou redondo) e o cursivo (feito à mão). Caracteriza-se pelas letras inclinadas (geralmente para a direita). (Ver Grifo, Negrito e Redondo)
IVC - Instituto Verificador de Circulação - entidade mantida por anunciantes, agências e veículos para auditar, de forma independente, a tiragem e circulação de jornais e revistas. (Ver Circulação e Tiragem)
LETRA J
JANELA - 1. Espaço em branco deixado em um anúncio para posterior encaixe da mensagem específica, muito usado na propaganda cooperada entre indús-tria e varejo. 2. Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a mesma finalidade apontada em 1. 3. Intervalo comercial para uso das emissoras locais quando das transmissões em rede. (Ver
Encaixe e Rabicho)
JINGLE - Mensagem publicitária para rádio na forma de música em que se canta os benefícios da marca.
JOB - 1. Nome de todos os trabalhos específicos feitos para um cliente que se atende de forma permanente. 2. Trabalho feito para um anunciante do qual a agência não tem a conta.
LETRA K
KINESCOPIA - Processo que transfere material gravado em videoteipe para filme. (Ver Telecinagem)
KINESCÓPIO - Aparelho que realiza a kinescopia. (Ver Kinescopia)
LETRA L
LANÇAMENTO - Esforço de lançamento de um produto, marca ou campanha, feito através de diversas ações de marketing e comunicação. (Ver Sustentação)
LAY-OUT - Diagramação, em inglês. (Ver Diagramação)
LAYOUTMAN - Profissional que faz lay-outs, diagramador. (Ver Diagramador)
LD - Abreviação corrente de Low Definition - Baixa Definição. (Ver HD)
LIGHT USER - Consumidor leve, em inglês. O contrário de heavy user, ou seja, o consumidor moderado ou pequeno de um produto. (Ver Heavy-user)
LINK - Ligação, em inglês. 1. Termo utilizado para expressar a ligação entre sistemas de comunicação eletrônica e telecomunicações. 2. Termo utilizado para expressar uma Ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária. (Ver Linkar)
LINKAR - Ato de fazer o link. (Ver Link)
LOCAÇÃO - 1. Realização de uma filmagem ou gravação (em videoteipe) fora do estúdio, seja em externas ou em ambientes fechados naturais (com ou sem adaptação). 2. Lugar onde são feitas essas filmagens/gravações. (Ver Externas)
LOCUÇÃO - 1. Texto falado por locutor ou intérprete para comerciais de rádio, televisão e cinema. 2. Ato de realizar a gravação desse texto. (Ver Gravação)
LOCUÇÃO EM OFF - Texto de comercial interpretado por locutor/intérprete que não se vê na cena. (Ver Off)
LOGO - Abreviatura de logotipo ou logomarca. (Ver Logotipo e Logomarca)
LOGOMARCA - Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca)
LOGOTIPO - Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. (Ver Logomarca)
LUMINOSO - Tipo de cartaz publicitário com iluminação interna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário