Que tal ganharmos algum tempo???
Agora vamos de 2 em 2 letras, afinal o tempo é curto e temos coisas bem legais para publicar.....
Letra C
CAIXA ALTA (CA) - Letra maiúscula ou texto escrito todo em letras maiúsculas.
CAIXA ALTA E BAIXA (CAb) - Texto escrito em letras maiúsculas e minúsculas.
CAIXA BAIXA (cb) - Letra minúscula ou texto todo escrito em letras minúsculas.
CADERNO - Cada uma das partes de uma revista ou jornal. Geralmente impressas em uma única
a e - posteriormente - dobradas.
CADERNO REGIONAL - Suplemento publicitário (com ou sem adição de material editorial) das
revistas e jornais nacionais veiculado em regiões específicas.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL - Plano anual de promoções e eventos promocionais de uma marca ou empresa.
CALHAU - Anúncio ou comercial colocado no lugar de um espaço não-comercializado, que iria ficar em branco. Geralmente, os veículos colocam suas próprias mensagens, peças comunitárias ou de
utilidade pública.
CAMPANHA - Conjunto integrado de peças e esforços publicitários ou promocionais.
CANCELAMENTO - Contra-ordem da autorização dada a um veículo para veicular um anúncio ou
comercial.
CARTAZ - 1. Qualquer mensagem publicitária gráfica impressa em papel ou pintada diretamente
sobre madeira, metal ou outro material. 2. Unidade padrão do meio outdoor. (Ver Outdoor)
CARTAZETE - Tipo de cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda
(supermercados, bares, lojas, etc.).
CASE HISTORY - História de um caso, em inglês. Termo utilizado para definir uma história,
geralmente de sucesso, vivida por uma empresa ou marca.
CASE - Abreviação de case history e termo usado mais freqüentemente.
CENTIMETRAGEM - Tamanho de um anúncio de jornal, definindo quantos centímetros / coluna ele ocupa. (Ver Centímetro / Coluna)
CENTÍMETRO / COLUNA - Espaço-padrão de um jornal, ou seja, um centímetro de comprimento por uma coluna de largura.
CENTRAL DE MÍDIA - Unidade - localizada no anunciante ou na agência - que centraliza as operações de planejamento, negociação, compra e execução de mídia de um determinado cliente.
CHAMADA - Comercial de rádio ou televisão promovendo sua própria programação.
CHAPA - Lâmina de metal que serve como matriz para impressão.
CHAPADO - Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor.
CHECKING - Conferindo, em inglês. Trabalho de conferência da efetividade da veiculação das
mensagens autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão e a precisão de horário ou
posição.
CHROMA KEY - Recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra de fundo, ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo gravada em estúdio. (Ver Back Projection e Newsmat-te)
CICLO DE VIDA - Termo utilizado para definir os períodos da vida de um produto, que começa com seu lançamento, passa pelo seu crescimento, sustentação, declínio e - muitas vezes - reciclagem.
CIRCUITO ABERTO - Em rádio ou televisão, serve para definir as emissões de caráter aberto, que
qualquer aparelho sintonizador pode pegar.
CIRCUITO FECHADO - Em radio ou televisão, serve para definir as emissões de caráter fechado
destinadas apenas aos aparelhos que tenham o decodificador da transmissão ou estejam diretamente
ou fisicamente ligadas à fonte emissora. Também usado para definir esforço publicitário ou
promocional dirigido a pequenos Segmentos de públicos.
CIRCULAÇÃO - Total dos exemplares de um jornal ou revista efetivamente distribuídos ou comprados pelos eleitores. (Ver Encalhe e Tiragem)
CIRCULAÇÃO CONTROLADA - Total da circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA - O mesmo que Circulação Controlada.
CIRCULAÇÃO PAGA - Total da circulação efetivamente paga pelos leitores, através de assinaturas
ou compra em bancas.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL - Total da circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião.
CLAQUETE - Tela de identificação de um comercial (com título, duração, nome do anunciante,
agência, produtora, etc.) colocada antes de seu começo e que jamais é exibida ao público.
CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA - Parcela da população agrupada por suas características de renda,
arbitradas pelas entidades representativas do mercado publicitário. No Brasil, foram definidas cinco
classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADOS - Tipo de anúncio, geralmente de pequenas dimensões, publicados pelos jornais (e algumas revistas) agrupados por área de interesse (aluguel e venda imóveis, empregos, venda de
automóveis, etc.).
CLICHÊ - Matriz para impressão em metal ou plástico, utilizada nos processos tipográficos mais
primitivos. (Ver Tipografia)
CLIENTE - 1. Empresa anunciante que é uma usuária habitual da propaganda e do mercado
publicitário. 2. Profissional que trabalha no anunciante e é responsável pela propaganda.
CLIPPING - Coleção de material impresso, de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto,
empresa, pessoa ou marca.
CLOSE - Abreviação casual de Close Up. Fotografia ou tomada vídeo cinematográfica em grande
detalhe de um objeto, situação ou pessoa.
COBERTURA - Espectro geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo.
CÓDIGO BRASILEIRO DE AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Conjunto de normas autodefinidas pelo mercado publicitário para garantir a honestidade da propaganda e a concorrência ética entre as empresas. (Ver CONAR)
COMERCIAL - Peça publicitária para rádio, cinema ou televisão.
COMISSÃO - Remuneração paga pelos veículos às agências de propaganda pela propaganda a eles
encaminhada.
COMPENSAÇÃO - Veiculação adicional de comercial ou anúncio para compensar peça que não tenha sido veiculada ou que tenha sido exibida ou publicada em más condições técnicas ou em desacordo com a autorização do cliente / agência. (Ver Autorização)
COMPOSIÇÃO - Texto de anúncio, cartaz ou outro material gráfico composto na sua forma final (no tipo, corpo e medidas definidas) e pronto para montar o paste-up. (Ver Tipo, Corpo, Paste-up e
Fotocomposição)
COMPOSITOR - Profissional especializado na criação do som publicitário - spot, jingle e trilha - que geralmente trabalha como free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver Criação, Free-Lancer, Jingle, Produtora, Spot e Trilha Sonora)
COMPROVANTE - Documento emitido pela emissoras de rádio e televisão assegurando que o
comercial foi veiculado conforme a autorização. (Ver Autorização)
CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - entidade formada por
anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto-
Regulamentação Publicitária. (Ver Código)
CONTA - Termo utilizado para designar o atendimento publicitário permanente da agência a
determinado produto, serviço, marca ou empresa. (Ver Atendimento)
CONTATO - Outra denominação do profissional de atendimento, seja de agência, veículo, produtora
ou fornecedor. (Ver Atendimento)
COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão
final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)
COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.
COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.
CORPO - Em termos gráficos, o tamanho da letra que é utilizada na composição dos textos. (Ver
Composição)
COTA - Em mídia, divisão do valor de patrocínio de um programa (edição ou projeto especial) entre
mais de um anunciante.
COUCHE - Tipo de papel, coberto por uma fina camada de gesso, indicado pra impressos de boa
qualidade.
CPM - Ver Custo por Mil.
CRIAÇÃO - 1. Tarefa de idealizar as peças publicitárias. 2. Departamento encarregado do trabalho
criativo dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças publicitárias. (Ver
Diretor de Arte, Dupla e Redator)
CROMO - Fotografia em cores em positivo (tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser
reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.
CUSTO - 1. Valor de qualquer espaço, trabalho de produção, material e projeto publicitário. 2. Valor
em dinheiro da unidade de espaço (página, centímetro/coluna, cartaz, segundos, etc.) comercializada
pelo veículo. (Ver Custo por GRP e Custo por Mil)
CUSTO BRUTO - Custo total de um veículo, espaço ou programação de mídia a ser pago pelo
anunciante. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO LÍQUIDO - Custo total de um veículo, espaço ou programação de mídia menos a comissão de agência. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO POR GRP - Custo para atingir 1% da audiência de um veículo, espaço ou programação de
mídia. (Ver Audiência, Espaço, Programação e GRP)
CUSTO POR MIL (CPM) - Custo para atingir mil consumidores através de um veículo, espaço ou
programação de mídia. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO DO TARGET - Custo (bruto, líquido, por GRP ou por mil) para atingir o target ou público-alvo de uma campanha. (Ver definições anteriores de Custo, bem como Público-Alvo e Target).
Letra D
DAY-AFTER-RECALL - Tipo de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para avaliar o nível de recall obtido junto ao target. (Ver Recall e Target)
DEADLINE - Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.
DECUPAGEM - Na produção de um comercial, a descrição pormenorizada de cada uma de suas
cenas, com diálogos, cenografia, presença de intérpretes e figurantes, figurino, efeitos especiais, etc.
DESCONTO DE FREQÜÊNCIA - Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do nível de freqüência de suas veiculações.
DESCONTO DE VOLUME - Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do
volume total de suas veiculações.
DESCONTO PROGRESSIVO - Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos
anunciantes que cumprem determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas
veiculações. (Ver definições anteriores e Posição)
DESIGN - Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DETERMINADO - Espaço publicitário determinado (o veículo deve publicar o anúncio ou veicular o comercial exatamente no espaço definido pelo anunciante). (Ver Inde-terminado)
DIAGRAMAÇÃO - 1. Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica
entre imagens e textos. 2. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou jornal.
DIAGRAMADOR - Profissional que faz a diagramação. (Ver Diagramação)
DIÁRIO - 1. Jornal que circula diariamente. 2. Em pesquisa, caderno em que a pessoa pesquisada
de forma contínua faz as anotações a respeito do que está sendo pedido (como hábito de consumo
de mídia, de produtos, etc.).
DIFERENCIAL - Neologismo criado para caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou empresa em relação ao mercado onde atua.
DIRETOR - Em produção, denominação do profissional encarregado da direção geral de um
comercial, geralmente free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver Free-lancer e Produtora)
DIRETOR DE ARTE - 1. Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e
gráfica das peça publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da
parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena, etc. (Ver Criação e Dupla)
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - Em produção, denominação do fotógrafo do comercial.
DIRETOR DE PRODUÇÃO - Em produção, denominação do profissional encarregado da direção
geral da parte de produção.
DISCUSSÃO EM GRUPO - Técnica de pesquisa qualitativa que coloca um assunto, produto ou
empresa em análise por um grupo de pessoas, sob a moderação de um profissional de pesquisa.
DISPLAY - Peça promocional e de merchandising que exibe uma mensagem ou uma mensagem e
um produto no ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
DTP - Desk Top Publishing, ou editoração eletrônica. Sistema, processo e equipamento
informatizado capaz de fazer a diagramação, composição, artes e arte-final no computador, com o
resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída do trabalho em papel, fotolito ou disquete - para se
enviado aos fornecedores de fotolito. (Ver Diagramação, Composição, Arte-final, Fotolito, DTR e
DTPrint)
DTPrint - Desk Top Printer. Sistema, processo e equipamento de DTR de maior potência recursos,
capaz de produzir tanto artes-finais e fotolitos acabados como de controlar diretamente a operação de
máquinas de impressão, enviando sinais eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos. (Ver Arte final, Fotolito, DTP e DTR)
DUPLA - 1. Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver
peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às vezes, pode haver
o trabalho conjunto de mais elementos de uma área ou outra e o auxílio do diretor e do compositor.
(Ver Criação, Compositor, Diretor, Diretor de Arte e Redator) 2. Abreviação de Página Dupla.
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