Assim que terminarmos todas as letras vamos fazer um Quiz e o vencedor leva pra casa um par de ingressos para o Cinemark.
Depois explicamos tudo direitinho pra você. Por enquanto, curta as letras de hoje.
Letra Q
QUADRICROMIA - Sistema gráfico que separa as cores em retículas do amarelo, cyan (azul), magenta (um tipo de vermelho) e preto, permitindo que praticamente todas as cores sejam reproduzidas com a impressão dessas quatro. (Ver Seleção de Cores)
QUADRO - Ver Tabuleta.
QUINZENA - Espaço padrão de tempo para a comercialização do outdoor e também usado no cinema (nesse porém, o padrão, é a cine semana). (Ver Outdoor)
Letra R
RABICHO - Mensagem final de um comercial com informações sobre distribuidor ou varejista local. Pode ser acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente deixada para este fim. (Ver Janela)
RAFF - Forma abrasileirada de rough. (Ver Rough)
RECALL - Lembrança ou recordação, em inglês. Informação/percepção que fica junto ao target após seus integrantes terem visto/ouvido/lido alguma peça ou campanha publicitária. (Ver Day After Recall e Target)
RECLAME - Antigo nome do anúncio e da propaganda. Atualmente é utilizado apenas em sentido pejorativo.
REDATOR - Profissional de criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte. (Ver Criação, Diretor de Arte e Dupla)
REDONDO - Tipo de letra normal, escrita de forma impressa, verticalmente, encontrada em dezenas de famílias (estilos) de letras. Base da qual são feitos os tipos em itálico (grifo), negrito, condensado (mais estreito que o normal) e expandido (mais largo que o padrão redondo). (Ver Grifo, Itálico e Negrito)
REGISTRO - Em artes gráficas, sinal gráfico cheio de detalhes que registra a posição correta da sobreposição de cada uma das quatro cores que fazem a impressão em quadricromia. (Ver Quadricromia)
RELAÇÕES PÚBLICAS - Atividade de comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os diversos públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio a marketing. (Ver as diversas definições de Público)
RELEASE - Forma condensada e muito empregada de press release. (Ver press release)
RELEVO - Técnica de impressão que permite imprimir textos e ilustrações em relevo (alto ou baixo), mesmo sem tinta (relevo seco, apenas fazendo contornos no papel) e de lâminas metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze, etc.)
REPRESENTAÇÃO - Na área de veículos, atividades de representar um veículo nas praças comerciais nas quais ele não tenha escritório. Os representantes atendem a-nunciantes e agências e vendem espaço publicitário dos veículos que representam. (Ver Representante)
REPRESENTANTE - Profissional especializado em representação. (Ver Representação)
RE PRINT - Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas.
RESPOSTA DIRETA - Tipo de propaganda utilizado em esforços de marketing direto. (Ver Marketing Direto)
RETÍCULA - 1. Rede de pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e espaços regulares, gerando efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2. Rede de pequenos pontos que permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e da quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do meio-tom do amarelo, cyan e magenta). (Ver Meio-tom e Quadricromia)
REVIEW - Revisão analítica das propostas de estratégia, táticas, criação, produção e mídia para ver se elas se encaixam na política e no plano de comunicação e se têm chance de atingir os objetivos propostos. (Ver Review Board, a seguir)
REVIEW BOARD - Comitê de Revisão, em inglês. Grupo de profissionais da agência ou do anunciante (recrutado entre diretores, gerentes e pessoal operacional) que têm como missão fazer o review. (Ver Review)
RODAPÉ - Tipo de anúncio localizado no pé das páginas de jornal ou revista.
ROTATIVA - Máquina impressora do sistema de rotogravura. (Ver Rotogravura)
ROTO FILME - Tipo de fotolito utilizado em rotogravura. (Ver Fotolito e Rotogravura)
ROTO GRAVURA - Técnica de impressão que utiliza máquinas rotativas, no que o papel em bobinas é impresso quando passa (em alta velocidade) pelos cilindros em que estão gravadas as mensagens.
ROUGH - Palavra inglesa que é pronunciada como raff e significa rascunho. É o primeiro ou primeiros rascunhos de um anúncio ou qualquer outra peça publicitária, que mostra como ficar no final do processo de criação e produção. (Ver Raff)
RP - Abreviação usual de relações públicas. (Ver Relações Públicas)
RTV - Também gravado como RTVC. 1. Departamento de produção eletrônica (rádio, televisão, cinema) de uma agência. 2. Profissional dessa área que trabalha na agência. (Ver Produção)
Letra S
SAMPLING - Amostragem, em inglês. Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua experimentação.
SANGRADO - Anúncio ou cartaz cujos limites ultrapassam o espaço em que eles estão impressos. Ou seja, o final da folha corta o fundo da mensagem.
SATURAÇÃO - Em mídia, a veiculação excessiva da mesma peça publicitária, que acaba irritando o target e sendo contraproducente. (Ver Target)
SCANNER - 1. Equipamento de artes gráficas, computadorizado, que faz a seleção de cores, os fotolitos e roto filmes. 2. Acessório de computador ou workstation (de DTP, DTR e DTPrint) que permite gravar uma ilustração ou foto na memória do aparelho para iniciar o processo de diagramação. (Ver DTP, DTR, DTPrint, Diagramação, Fotolito, Roto filme e Seleção de Cores)
SECAM - Padrão francês de televisão em cores. (Ver NTSC e PAL)
SEGMENTAÇÃO - Técnica de dividir o mercado em unidades geográficas ou - principalmente - em grupos de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.
SEGMENTO - 1. Grupo de consumidores com perfil e comportamento de compra idêntico. 2. Pedaço do mercado total. (Ver Share e Target)
SELEÇÃO DE CORES - Em artes gráficas, processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e cores) para fazer os fotolitos e roto filmes da quadricromia. (Ver Fotolito, Quadricromia e Roto filme)
SELF LIQUIDATED - Auto pagável, em inglês. Tipo de promoção onde o brinde ou prêmio entregue tem seu custo pago pelos consumidores. Esse valor sempre é mais baixo que o do brinde no mercado e, constantemente, esse prêmio é exclusivo, só podendo ser obtido através de participação na promoção. (Ver Brinde e Prêmio)
SERIGRAFIA - Processo artesanal de impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano ou outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que possa ser utilizado como matriz. (Ver Silk Screen)
SHARE - Participação, em inglês. Forma abreviada que pode significar share of market, share of mind ou share of voice, dependendo do contexto no qual é utilizada. (Ver definições de Share, a seguir, e Segmento)
SHARE OF MARKET - Participação de mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha. (Ver demais definições de Share e Segmento)
SHARE OF MIND - Participação na cabeça do consumidor, ou seja, percepção do share of market de uma empresa ou marca. (Ver demais definições de Share)
SHARE OF VOICE - Participação no volume total de propaganda veiculada. Percentagem de toda a comunicação com o mercado ou segmento que uma empresa ou marca detenha. (Ver demais definições de Share e Segmento)
SHOW-ROOM - Loja ou escritório montado para exibir a linha de produtos e marcas de uma empresa, destinada a revendedores, distribuidores, varejistas e até consumidores finais (sendo que estes geralmente não podem comprar nada diretamente, uma vez que se trata de loja para exibição e promoção, mas não para a venda).
SILK SCREEN - O mesmo que serigrafia. (Ver Serigrafia)
SIMULAÇÃO - Processo de análise, feito em computador, de um plano de mídia e seus módulos, de forma a determinar seu efeito em termos de atingimento do target (cobertura e freqüência) e prever seus resultados. Corresponde a uma simulação da realidade e serve para se obter a otimização dos investimentos de mídia. (Ver Avaliação e Otimização)
SLOGAN - Frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento. (Ver Marca e Posicionamento)
SOBREPOSIÇÃO - Em mídia, a sobreposição da cobertura entre um veículo e outro, uma inserção e outra. Para se calcular a audiência líquida, por exemplo, é preciso se eliminar as sobreposições da audiência bruta. (Ver Audiência Bruta)
SOFT - Macio, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens sofisticadas, requintadas e sutis. (Ver Hard Sell)
SOLICITAÇÃO - Ato da solicitação pela agência da conta de um anunciante.
SPOT - Mensagem publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo. (Ver Jingle)
STAND - Estande, em inglês. (Ver Estande)
STORY BOARD - Esquema ilustrado do roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas principais, de modo a facilitar sua análise, aprovação e produção.
STRIP - Emenda feita em fotolito ou roto filme, visando corrigir pequenos erros sem ser preciso refazer todo o material. (Ver Fotolito e Roto filme)
SUPERPOSIÇÃO - Em mídia, o mesmo que sobreposição. (Ver Sobreposição)
SUSTENTAÇÃO - Etapa seguinte ao lançamento de um produto, marca ou campanha. Fase na qual é sustentado o esforço de marketing ou comunicação. (Ver Lançamento)
LETRA T
TABELA - Relação de preços dos espaços de um veículo ou de honorários de uma agência, produtora ou fornecedor. (Ver Espaço e Veículo)
TABELA CONJUNTA - Na área de veículos, a tabela combinando os preços de dois ou mais veículos ou faixas de programação, já com um desconto pela compra múltipla do espaço. (Ver Espaço e Tabela)
TABLE TOP - Estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado. É a filmagem ou gravação de um letreiro, arte ou fotografia estática, simulando - através da câmera - o movimento desse objeto. Hoje, é mais utilizado como efeito especial. (Ver Efeitos Especiais, Filamagem e Gravação)
TABLÓIDE - Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.
TABULETA - 1. Unidade do meio outdoor, ou seja, cada um dos locais de exibição dos cartazes ou painéis. 2. Armação na qual é colado o cartaz. (Ver Cartaz, Outdoor e Painel)
TAPE - Fita de áudio ou vídeo. (Ver Videoteipe)
TARGET - Alvo, em inglês. Expressão utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outras ações de comunicação ou marketing. (Ver Segmento e Público-alvo)
TARGET GROUP - O mesmo que target. (Ver Target)
TEASER - Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela. Pode ou não ser identificada (ou seja, ter o nome da empresa ou marca).
TELECINAGEM - Processo que transfere material filmado para videoteipe. (Ver Kinescopia e Videotape)
TELECINE - Aparelho que realiza o processo de telecinagem. (Ver Telecinagem)
TELEMARKETING - Técnica e mídia de marketing direto, que consiste no contato direto com consumidores e prospects através do telefone, seja no sentido emissor (a empresa liga) ou receptor (o consumidor ou prospect liga para a empresa). (Ver Marketing Direto)
TEMPO - Forma de se referir ao espaço publicitário no rádio, cinema e televisão. (Ver Espaço)
TEXTO FOGUETE - Pequena locução publicitária feita durante a transmissão de programação (geralmente esportes ou eventos musicais) do rádio e TV.
TIE IN - Denominação correta do merchandising em televisão. (Ver Merchandising)
TIMING - 1. Duração subjetiva de uma peça publicitária, ou seja, a sensação de duração que ela passa para as pessoas. 2. Sentido de oportunidade, ou seja, capacidade de definir qual é o exato momento para praticar uma ação de comunicação ou veicular uma peça publicitária.
TIPO - Estilo de uma letra impressa. Característica visual comum de cada uma das letras que compõe uma família de tipos. (Ver Família, Itálico, Negrito e Redondo)
TIPOGRAFIA - Antigo processo de impressão (geralmente apenas de textos e pequenos símbolos) de forma mecânica, com pressão da matriz em clichê sobre o papel. (Ver Clichê)
TIRAGEM - Total dos exemplares impressos de uma edição de jornal ou revista. (Ver Circulação e Encalhe)
TRAÇO - 1. Em artes gráficas, definição de ilustração ou símbolo sem nenhum meio-tom, em PB ou cor chapada. 2. Em mídia, expressão usada para definir audiências de rádio e TV muito pequenas, quase inexpressivas. (Ver Audiência, Meio tom e PB)
TRADE - Expressão em inglês para denominar o comércio (distribuidores, representantes, atacadistas, varejistas, etc.).
TRÁFEGO - Nas agências, departamento ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre os vários setores da empresa.
TRÁFEGO DE LEITURA - Em mídia, hábito de leitura das diversas seções de um jornal ou revista, que têm audiências diferentes, dependendo do nível de interesse que despertam nos seus leitores. (Ver Audiência)
TRAVELLING - Deslocamento da câmera, em qualquer direção (horizontal, vertical) ou sentido para se aproximar, se afastar ou acompanhar o objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica e Zoom)
TRILHA - Forma abreviada e usualmente empregada de trilha sonora. (Ver Trilha Sonora)
TRILHA SONORA - Música incidental ou de fundo do comercial - combinada ou não com ruídos descritivos.
TRUCA - 1. Aparelho que faz trucagens. 2. Ato de fazer trucagens. (Ver Trucagem)
TRUCAGEM - Técnica cinematográfica que permite a direção de fusão de imagens, inserção de letreiros e símbolos e outros efeitos visuais nos filmes. Com o advento e evolução técnica do videoteipe, está sendo cada vez menos utilizada, pois tudo isso poder ser feito eletronicamente - de forma mais rápida, fácil e segura - nos equipamentos de VT. (Ver Videotape)
Nenhum comentário:
Postar um comentário